A metodologia TI ÁGIL da Catech reúne o que há de mais eficaz e mais eficiente em frameworks como COBIT, ITIL e CMMI, definindo boas práticas para as principais atividades e controles da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da empresa, incluindo processos de planejamento, gestão, operação e monitoramento.
Ao avaliarmos o balanceamento entre os resultados (Performance/Desempenho e Qualidade) dos serviços prestados pela área de TI aos usuários da empresa, frente a indicadores de Custo e Risco, identificamos e implementamos oportunidades de melhoria relacionadas a diferentes aspectos da gestão e operação da TI, como, por exemplo:
Redução do backlog e do tempo de entrega de novas funcionalidades sistêmicas, com a adoção de metodologias ágeis de desenvolvimento, e gerenciando os riscos.
Redução dos custos com upgrades de hardware, com a adoção de métodos simples de Capacity Planning.
Redução dos custos com licenças de software, com a aplicação de técnicas simplificadas de Software Asset Management.
Uso mais eficiente das pessoas, com reorganização da estrutura básica da área e balanceamento lógico das funções.
Diminuição de riscos de segurança (disponibilidade, recuperabilidade e integridade dos sistemas e serviços de comunicações), adotando novos controles, mas sem aumento do overhead.
Melhoria da qualidade dos serviços, adotando processos de monitoramento e reporte (KPIs, SLAs e feedback).
Oportunidades de melhoria dos serviços e/ou diminuição de custos sem aumento de riscos, por meio de revisão dos contratos com prestadores de serviços.